Alexa e saúde: tecnologia a serviço da autonomia e qualidade de vida

Alexa Dispositivo

Mais liberdade para pessoas com deficiência: pesquisa inédita da Amazon mostra que 1 em cada 3 PCDs utilizam assistentes virtuais diariamente e Alexa é a mais utilizada. Assistente virtual passa a disponibilizar mais de 900 conteúdos chancelados pelo Einstein sobre centenas de condições de saúde

Alexa continua oferecendo possibilidades e novas maneiras de vivenciar o mundo. Os recursos de acessibilidade de Alexa ajudam as pessoas a ficarem mais conectadas, mais entretidas e mais independentes. A possibilidade de acionamento de atividades por simples comandos de voz e o crescente número de dispositivos de casa inteligente compatíveis – mais de 800 atualmente, entre lâmpadas, plugues, interruptores e variados eletrodomésticos – têm permitido que cada vez mais PCDs utilizem Alexa em suas rotinas. Pesquisa inédita* realizada pela Hibou Pesquisas & Insights, encomendada pela equipe de Dispositivos e Serviços da Amazon no Brasil, mostra que 91% das pessoas com deficiência conhecem a tecnologia de assistentes virtuais, 1 em cada 3 usam todos os dias, e 2 em cada 3 relatam impactos positivos em suas vidas.

Realizada em maio de 2024, com 488 pessoas com deficiência e cuidadores (em menor porcentagem), a pesquisa abrangeu o Brasil todo, incluindo todas as classes sociais e idades (a partir de 16 anos). 42% dos respondentes moram sozinhos, um sinal de que a tecnologia colabora para a autonomia nessa realidade.

O que para muitas pessoas é conveniência e ganho de tempo, para pessoas com deficiência é independência. Seja para ouvir músicas, acionar alarmes ou controlar a casa, 50% dos PCDs questionados utilizam assistentes virtuais. Desses, metade usa Alexa e as funções mais utilizadas por eles são: reprodução de música (58%); controle de casa inteligente (46%); configuração de alarme e timers (49%); notícias (43%); configuração de lembretes (42%); comunicação (40%); criação de rotinas automatizadas (29%); fazer compras ou controlar pedidos (24%); e leitura de texto em voz alta (22%).

Dos dispositivos conectados presentes nas residências dos entrevistados, as smartTVs (19%) e smartphones com assistentes integrados (61%) dominam. E além desses, 2 em cada 10 PCDs (21%) também possuem dispositivos Amazon com Alexa, como Echo e Fire TV.

A tecnologia por voz a serviço da inclusão e qualidade de vida de pessoas com deficiência já é uma realidade e há ainda muitas oportunidades de descoberta. Tanto que 55% dos entrevistados relaciona assistentes virtuais com “Acessibilidade”, “Praticidade de uso” e “autonomia no dia a dia”.

Alexa e Einstein

A partir deste mês, Alexa passa a fornecer explicações sobre causas, sintomas e formas de prevenção de várias condições de saúde chancelados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, reforçando o apoio à saúde dos clientes e oferecendo interações significativas e relevantes. As informações chanceladas incluem áreas como neurologia, infectologia, cardiologia, oncologia, gastroenterologia, ginecologia, doenças autoimunes e reumatológicas, além de saúde ocular e mental. Neste primeiro momento, já estão disponíveis mais de 900 conteúdos aprovados pelo Einstein, com assuntos definidos a partir dos temas mais consultados pelos brasileiros em Alexa. Clientes podem perguntar:

“Alexa, o que você sabe sobre saúde?”

“Alexa, como é o tratamento da malária?”

“Alexa, a tuberculose é contagiosa?”

“Alexa, o que causa a miopia?”

“Alexa, quais são os sintomas da apendicite?”

E receberão essas e muitas outras respostas sobre variadas doenças e condições de saúde. Até o final de 2024, a expectativa é que estejam disponíveis mais de 1.500 temáticas validadas pelo Einstein para Alexa.

Segurança e privacidade

Todos os dispositivos Amazon, incluindo a família Echo e Fire TV, são projetados com a privacidade em mente. Por padrão, os dispositivos Echo são desenvolvidos para gravar áudio somente após o dispositivo detectar a palavra de ativação escolhida, ou se o seu botão de ação for pressionado. Alexa só processa as informações a partir do momento em que a palavra de ativação (as opções atuais são: “Alexa”, “Amazon” ou “Echo”) é detectada.

Somente depois disso é que o dispositivo começa a enviar o pedido para a nuvem da Amazon, de forma segura. Em dispositivos com Alexa, há controles de microfone, capacidade de visualizar, excluir gravações de voz, entre outras.

Para saber mais sobre os recursos que fornecem transparência e controle sobre sua experiência com Alexa, acesse: amazon.com.br/alexaprivacidade

Como saber mais

Conheça mais sobre Alexa e acompanhe as novidades visitando www.amazon.com.br/conhecaalexa e siga nossos canais no Instagram @Alexa_br, no X (ex-Twitter) @AlexaBR e no YouTube @AlexaBrasil.

*Pesquisa de maio/2024, realizada pela Hibou – Pesquisas & Insights

488 respostas completas com 4,4% de margem de erro máximo

95% intervalo de confiança

Fonte: Diário PCD

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