Pessoa com deficiência se arrasta para entrar em ônibus com elevador quebrado em Feira de Santana

Pessoa com deficiência se arrasta para entrar em ônibus
Foto: Whatsapp

Além de ter que se arrastar pelo chão do veículo, em muitos momentos o passageiro precisou ser carregado por outras pessoas

Um passageiro PCD (Pessoa com Deficiência) teve que se arrastar para entrar em um ônibus do transporte coletivo de Feira de Santana. O elevador do veículo, que serve para garantir acessibilidade e impedir que situações como esta aconteçam, não estava funcionando. O fato ocorreu por volta das 16h da última segunda-feira (1º), em um trecho da BR 101, no Distrito de Humildes.

No vídeo gravado por uma passageira, é possível observar Cleber Ferreira Amorim, de 48 anos de idade, enfrentando uma situação constrangedora ao ter que descer da cadeira de rodas e se sentar nos degraus do ônibus. Além de se arrastar pelo chão, em muitos momentos Cleber precisou ser carregado.

O passageiro contou ao Acorda Cidade que este é um problema recorrente. “Não é a primeira vez que isso acontece, é a terceira vez que este ônibus dá problema no elevador. O motorista é muito educado, ele me ajuda muito. Como eu sou PCD, ele me ajuda a subir minha cadeira e a sentar aqui na poltrona, como descer também. O motorista não tem culpa, quem tem culpa é a empresa”, finalizou Cleber.

Ao Acorda Cidade a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Feira de Santana informou, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) que já solicitou a substituição do ônibus. Leia a nota na íntegra:

Nota

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Feira de Santana (SEMOB) esclarece que na última segunda-feira (1°) determinou a imediata substituição do ônibus da linha 12 – Humildes após apresentar mau funcionamento da plataforma elevatória durante o embarque de um cadeirante.

Entretanto, o equipamento de acessibilidade do veículo havia sido devidamente testado pela equipe de fiscais da SEMOB antes de entrar em operação e encontrava-se funcionando normalmente. Ao longo do percurso, após já ter embarcado outros dois passageiros com deficiência, o elevador apresentou uma pane e o motorista auxiliou o cadeirante no embarque seguindo orientações operacionais de acessibilidade.

Todos os ônibus da frota de transporte público urbana do município recebem manutenções e revisões periódicas, bem como os operadores (motoristas e cobradores) são capacitados para, nestes casos, ativarem o sistema da plataforma elevatória manualmente e embarcar o cadeirante com comodidade.

É importante ressaltar que Feira de Santana possui 100% da frota de ônibus adaptada com elevadores.

A SEMOB lamenta pelo incidente e segue atuando para oferecer um serviço de transporte público de qualidade aos usuários.

SECOM PMFS

Fonte: Acorda Cidade

Compartilhar:

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Relacionados

Crie uma nova perspectiva para sua empresa.

Anuncie aqui! (1260px x 240px)
0
Would love your thoughts, please comment.x
Pular para o conteúdo