Projeto Acesso Cidadão da FCJA promove inclusão na Praia do Cabo Branco

Vejo um personagem sorridente, usando chapéu, óculos e uma camiseta preta escrita “Angelito”, sentado em uma cadeira de rodas enquanto digita em um notebook. Ao fundo, há uma paisagem verde e a famosa caixa d’água de Ceilândia, bem representada.
98 Visualizações
2 Min Leitura
Jovem com deficiência é levado ao mar em uma cadeira anfíbia com rodas grandes e amarelas, acompanhado por um grupo de pessoas que o auxiliam. Eles estão na beira da praia, com ondas suaves e céu azul ao fundo.
Foto: Projeto Acesso Cidadão

O projeto ‘Acesso Cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura’ completou 14 anos em agosto de 2025. A iniciativa da Fundação Casa de José Américo (FCJA) é uma parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e OSC Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (AC Social). O ‘Acesso Cidadão’ impacta a vida de muitas pessoas com deficiência e seus familiares, com atividades na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, todos os sábados, das 8h às 12h, com participação gratuita.

Homem com deficiência sentado em cadeira de rodas adaptada para areia, sendo empurrado por outro homem em uma praia ensolarada. Ao lado, uma mulher também relaxa em cadeira adaptada, enquanto pessoas aproveitam o dia próximo ao mar. Ao fundo, coqueiros e prédios completam a paisagem.
Foto: Projeto Acesso Cidadão

O evento mais recente realizado pelo projeto foi o ‘Na Trilha dos Sentidos’, ação que ocorreu na sexta-feira (12), realizada em conjunto com a Comissão de Inclusão e Acessibilidade (CIAAB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto dos Cegos da Paraíba (ICPAC). Ocorreu um café da manhã coletivo, seguido de momentos de integração, brincadeiras na areia, banho de mar e muita diversão. O momento foi de acolhimento e socialização. Já à tarde do mesmo dia, a programação continuou no ginásio do ICPAC, com a gincana cultural. Os alunos do ICPAC participaram ativamente das atividades, com intercâmbio de experiências com os amigos do Instituto dos Cegos de Campina Grande.

Janete Rodriguez, gerente executiva do Museu da FCJA e parceira do projeto ‘Acesso Cidadão’ desde o início, enfatiza a importância da manutenção de projetos assim para a sociedade: “As lições de vida, os exemplos de superação e os depoimentos dados emocionam a todos que ali marcam presença”. O presidente da AC Social, Genilson Lima, também reforça a notoriedade do projeto. “O ‘Acesso Cidadão’ é um dos projetos pioneiros na inclusão no estado da Paraíba. Precisamos alcançar cada vez mais público”.

- Anúncios -

*Conteúdo originalmente publicado no Paraíba Notícias

Compartilhe Este Artigo
Nenhum comentário