Câmara lança guia de atividade física para pessoas com TEA

Vejo um personagem sorridente, usando chapéu, óculos e uma camiseta preta escrita “Angelito”, sentado em uma cadeira de rodas enquanto digita em um notebook. Ao fundo, há uma paisagem verde e a famosa caixa d’água de Ceilândia, bem representada.
65 Visualizações
2 Min Leitura
Um plano fechado mostra as mãos de duas pessoas interagindo com um labirinto de arame colorido, um brinquedo terapêutico ou educativo frequentemente usado no desenvolvimento infantil.
Foto: Frepik

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados lançou, na quarta-feira passado (1/10), o Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Casa e contou com representantes do Ministério do Esporte e do Legislativo. O documento tem como objetivo orientar profissionais que atuam diretamente com esse público.

O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, destacou que a publicação resulta de um trabalho coletivo e mencionou a apresentação do Programa TEAtivo, em junho, durante convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), presidente da Comissão do Esporte e autora do requerimento para o lançamento, ressaltou a importância de instrumentos de orientação para ampliar a prática de atividades físicas entre pessoas com TEA. Segundo ela, pesquisas acadêmicas indicam que a maioria desse público pratica pouca ou nenhuma atividade física, em razão da falta de acessibilidade ou de preparo dos profissionais.

- Anúncios -

Guia de Atividade Física para Pessoas com TEA

O guia foi elaborado pela Secretaria Nacional do Paradesporto do Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O material reúne evidências científicas e relatos de especialistas, com orientações que abrangem desde conceitos básicos até estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação de intervenções voltadas à promoção da atividade física.

*Conteúdo originalmente publicado na Folha Vitória.

Compartilhe Este Artigo
Nenhum comentário