No último domingo (31), um grupo de 11 pessoas com deficiência visual, entre cegueira total e parcial, participou de uma caminhada especial até a Pedra do Coração, em Caldas, por meio do projeto Olhos Aventureiros. A atividade contou ainda com o apoio de 15 condutores voluntários e teve como objetivo promover inclusão, bem-estar e contato direto com a natureza.
A trilha, com cerca de quatro quilômetros de subida íngreme, começou às 8h e foi concluída por volta das 12h. No topo da montanha, onde está localizada a capela, os participantes puderam vivenciar momentos de convivência e integração durante um piquenique.
O evento só foi possível graças ao empenho dos voluntários de Poços de Caldas e Caldas. Entre eles, a escotista Luciana Françoso, que orientou o grupo sobre técnicas para caminhar em locais escorregadios, e o monitor de turismo Bene, da cidade de Caldas, que garantiu a segurança de todo o trajeto.

A iniciativa também contou com o importante apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Esportes, reforçando o compromisso com ações inclusivas.
Durante a trilha, os participantes puderam vivenciar experiências sensoriais marcantes, como o cheiro das flores e árvores, o contato com diferentes texturas do solo, o som dos pássaros e animais locais. A atividade também promoveu interação social e fortalecimento de vínculos entre pessoas com deficiência e voluntários.
Além da deficiência visual, alguns participantes também convivem com deficiência auditiva. A caminhada se tornou ainda mais inclusiva com a participação do monitor Bene, que é autista, trazendo uma experiência de integração ainda mais significativa.
A ação também marcou, de forma simbólica, a abertura do Setembro Verde, campanha nacional de conscientização sobre os direitos e a luta das pessoas com deficiência.

*Conteúdo originalmente publicado em Poços de Caldas