PL 3551/2025 – Transparência sobre ações para pessoas com deficiência ganha força no Congresso

Projeto obriga órgãos públicos a divulgar dados acessíveis sobre políticas de inclusão

Vejo um personagem sorridente, usando chapéu, óculos e uma camiseta preta escrita “Angelito”, sentado em uma cadeira de rodas enquanto digita em um notebook. Ao fundo, há uma paisagem verde e a famosa caixa d’água de Ceilândia, bem representada.
97 Visualizações
1 Min Leitura
Ilustração de uma pessoa em cadeira de rodas motorizada, de costas, em frente ao Congresso Nacional em Brasília. Na parte inferior, aparece o texto: 'PL 3551/2025 + Acesso a Dados Para PcDs'.
Ilustração: Deficientes Indignados/Gemini-IA

O Projeto de Lei 3551/2025, aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara, quer que União, estados e municípios publiquem informações detalhadas sobre políticas para pessoas com deficiência. O texto exige divulgação pública de dados como execução orçamentária, beneficiários por tipo de deficiência, convênios firmados e indicadores de desempenho — tudo em formatos acessíveis, compatíveis com leitores de tela, atualizados em até 30 dias.

A relatoria, a cargo do deputado Duarte Jr., apontou que a Lei de Acesso à Informação não cobre esses dados com a devida profundidade. Com transparência, será possível identificar pontos falhos, avaliar a eficiência das ações governamentais e pressionar por políticas mais eficazes e participativas. O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Acompanhamento

- Anúncios -
DataAndamento do Projeto
27/08/2025Aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

👀 O Deficientes Indignados acompanhará passo a passo a tramitação do PL 3551/2025, trazendo atualizações sobre sua evolução e impacto.

Compartilhe Este Artigo
Nenhum comentário