PL 3565/2020 – Direitos sexuais e reprodutivos garantidos para pessoas com deficiência

Projeto detalha a autonomia corporal, maternidade, paternidade e acesso a reprodução assistida no Estatuto da Pessoa com Deficiência

Vejo um personagem sorridente, usando chapéu, óculos e uma camiseta preta escrita “Angelito”, sentado em uma cadeira de rodas enquanto digita em um notebook. Ao fundo, há uma paisagem verde e a famosa caixa d’água de Ceilândia, bem representada.
133 Visualizações
1 Min Leitura
Ilustração de uma pessoa em cadeira de rodas motorizada, de costas, em frente ao Congresso Nacional em Brasília. Na parte inferior, aparece o texto: 'PL 3565/2020 – Direitos Sexuais e Reprodutivos das PcDs'.
Ilustração: Deficientes Indignados/IA-Gemini

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o PL 3565/2020, que reforça na lei o direito à liberdade sexual, integridade corporal e ao exercício da maternidade e paternidade — incluindo métodos de reprodução assistida — para pessoas com deficiência. O substitutivo apresentado pelo relator deputado Duarte Jr. (PSB-MA) torna as garantias mais explícitas, reforçando amparo jurídico e alinhamento com decisões do STF e STJ sobre dignidade humana.

O próximo passo é a análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo, antes de seguir ao plenário.

Acompanhamento

- Anúncios -
DataAndamento do Projeto
27/08/2025Aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Câmara)

👀 Os Deficientes Indignados vão monitorar toda a tramitação do PL 3565/2020 e manter vocês informados sobre cada avanço.


Compartilhe Este Artigo
Nenhum comentário